-
Arquitetos: SO? Architecture and Ideas
- Área: 40 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Oral Göktaş
Descrição enviada pela equipe de projeto. Supra é uma instalação permanente projetada por SO? para a Bienal Internacional de Suseong 2024, realizada em Suseong-gu, Daegu. A bienal foi liderada por Choon Choi (professor da Universidade Nacional de Seul) e Kim Youngmin (professor da Universidade de Seul), que foram selecionados como diretores artísticos de arquitetura e paisagem. O tema central proposto por eles foi o "Campo Relacional".
SUPRA* *oposto de infra. Supra refere-se ao que está acima e infra ao que está abaixo. O dilema entre a natureza e o urbanismo tem sido um tópico proeminente por décadas, particularmente com o aumento das discussões sobre o Antropoceno. As cidades se desenvolveram rapidamente nas últimas décadas, tornando o ciclo perpétuo da natureza menos visível em áreas urbanas de alta densidade. Essa mudança transforma a relação entre humanos e natureza, à medida que a compreensão visual se torna mais desafiadora.
Como novos habitantes de Seul e Suseong, observamos a relação entre humanos e natureza, notando que, ao contrário de Istambul, recursos naturais como montanhas, rios e ventos ainda são tangíveis nas cidades coreanas, apesar da tecnologia ter prioridade. Nosso local de projeto, cercado por um empreendimento de alta densidade, rodovias, água e vegetação, exemplifica essa sobreposição. O ruído dos carros passando contrasta com as serenas flores de lótus flutuando no lago, ilustrando diferentes experiências de tempo. Além disso, na arquitetura coreana, é comum harmonizar materiais naturais entre si. Pedras são combinadas com madeira, imitando sua coexistência natural.
Diante dessas observações, nos perguntamos como alguém poderia ter um momento de autorreflexão em meio a esse dilema. Por isso, propomos uma simples cobertura que traz privacidade aos espaços públicos, permitindo relaxamento. Seus materiais e detalhes criam uma sensação de "interior urbano", oferecendo privacidade sem criar espaços fechados e que requerem alta manutenção. Quando chove, o SUPRA visa tornar o movimento da água visível, do ar ao solo. Quando não chove, o SUPRA oferece um espaço onde as pessoas podem se sentir "publicamente privadas", como descrito por Marshall Berman, dedicadas à própria intimidade sem estarem fisicamente sozinhas.
O tema da bienal "campo relacional" fundamenta nosso projeto, quando alguém se senta ao lado de uma pedra sob uma cobertura durante o intervalo do almoço e tem um momento de autorreflexão, ouvindo os ruídos da rodovia enquanto observa as nuvens flutuantes.